segunda-feira, 1 de junho de 2015

Agrestina recebe Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência


Exibindo Secretaria da Mulher_Jocelim Valdemar.JPG
Foto: Jocelim Valdemar
As mulheres de Agrestina terão, a partir da próxima segunda-feira (08), mais um aliado para a defesa do gênero. Será inaugurado o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Dona Amara, homenageando uma das percussoras da Mazuca, símbolo de Agrestina. O projeto foi disponibilizado através de convênio firmado em 2014 entre a Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco e a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher da Presidência da República.

De acordo com a Norma Técnica de Padronização (SPM:2006), os Centros de Referência de Atendimento à Mulher são espaços de acolhimento e atendimento psicológico e social e de encaminhamento jurídico que devem contribuir para o fortalecimento da mulher e o resgate da cidadania. Para tanto, foram encaminhados à Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher de Agrestina equipamentos como notebook, cadeiras, impressora multifuncional, monitor de vídeo, microcomputador, mesa para computador, balcão com duas portas e mesa de reunião. Dessa forma, será montado um espaço dedicado apenas a esta atividade que reforçará os atendimentos assistência jurídica, psicológica e assistência social, já disponibilizados pela Prefeitura.
A secretária da pasta em Agrestina, Edinete Luiz, explica que a mulher pode chegar ao Centro de Referência por vontade própria ou através de encaminhamento de outras repartições (como exemplo Saúde e Ação Social) que identificarem casos de abuso. “Se necessitarem de ‘abrigamento’, elas serão encaminhadas ao Recife com o acompanhamento devido”, completa. A Secretaria da Mulher de Agrestina já funciona com serviços como atendimento psicológico (às terças e quintas), jurídico (de segunda a sexta) e nutricional (às segundas e quintas). O Espaço da Mulher ainda oferece aulas de aeróbica às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, no Mercado Público, com mais de 100 alunas matriculadas.

O CRAMSV Dona Amara funcionará em uma das salas da Secretaria da Mulher, localizada na Rua Coronel Manoel Alves, 100, Centro. O horário de funcionamento será de 7h às 13h e todo o atendimento é gratuito.

DONA AMARA – Dona Amara Maria da Conceição figura como uma das mais antigas dançarinas de Mazuca em Agrestina. O ritmo frenético da dança que parece com o coco embalou a infância da menina que já nasceu após a declaração da Lei Áurea, mas perpetuava as raízes negras da família em forma de passos até os 107 anos de vida. Sempre identificada com as cantigas que embalam a Mazuca, foi exemplo de longevidade e resistência até 2009. Um ano antes, com uma energia que só ela tinha, Dona Amara lançou em 2008 o CD "Mazuca de Agrestina", com 16 faixas, sob o selo Coreto Records e com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Agrestina.
 
Fonte:Edméa Ubirajara/ Por Gleyson José

0 comentários:

Postar um comentário