sábado, 18 de abril de 2020

Prefeitura de Agrestina oferece treinamento para manuseio de corpos de vítimas da covid-19

Na manhã dessa quinta-feira (16), as Secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Urbanismo promoveram um treinamento para os profissionais que atuam em funções referentes a funerais e sepultamentos de vítimas da covid-19. A ação se deu na sala da Vigilância, na sede da Sec. Saúde. O protocolo repassado para esses trabalhadores traz as recomendações de como devem ser realizados os funerais, e o manuseio dos corpos nos hospitais, em domicílio e em espaço público.

Como o SARS-COV2 é transmitido por contato, é fundamental que os profissionais sejam protegidos da exposição a sangue e fluidos corporais infectados, objetos ou outras superfícies
ambientais contaminadas.

Durante os cuidados com corpos de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, devem estar presentes no quarto ou qualquer outra área apenas os profissionais estritamente necessários (todos com EPIs).

Os EPIs recomendados para toda a equipe que maneja os corpos nessa etapa são:
> Gorro;
> Óculos de proteção ou protetor facial;
> Avental impermeável de manga comprida;
> Máscara cirúrgica, N95, PFF2 ou equivalente;
> Luvas nitrílicas; e
> Botas impermeáveis.

O treinamento faz parte das ações e dos protocolos desenvolvidos para o enfrentamento ao coronavírus. Na ocasião, foram entregues os EPIs necessários para a proteção dos agentes durante o manuseio dos corpos.

2 comentários: