terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Festa de Nossa Senhora do Desterro chega a sua 98° edição em Agrestina

O interior de Pernambuco, marcado pelo catolicismo popular, inicia, tradicionalmente no mês de janeiro, uma série de festejos religiosos. As cidades se preparam para homenagear seus santos padroeiros e manter vivas tradições ancestrais, como o município de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, que realiza neste ano de 2020 a 98° edição da Festa de Nossa Senhora do Desterro. O evento tem início no dia 24 de janeiro e segue até o dia 2 de fevereiro, com programação religiosa e profana.

Com quase cem anos de tradição, e realizada sempre na mesma data, a festa em celebração a co-padroeira de Agrestina teve início no ano de 1922, com uma família rural do município. Desde o surgimento, a celebração acontece sempre no dia 2 de fevereiro, particularidade que conferiu ao evento o título popular de “Festa do dia 2”. 

O festejo tomou grandes proporções e hoje é o maior evento em execução do município, se destacando em toda a região por seu legado e tradição. A procissão à Nossa Senhora do Desterro é a maior do interior de Pernambuco e em sua última edição arrastou mais de 15 mil devotos. 

Programação: 

A programação tem início na próxima sexta-feira (24) e segue até o dia 2 de fevereiro. A parte religiosa conta com uma sucessão de celebrações como novena, missa, quermesse, e leilão, que culminam na maior procissão brasileira em honra à Nossa Senhora do Desterro, no dia 2 de fevereiro, às 16h. Após a procissão, uma missa presidida pelo reverendo, Dom Ruy Gonçalves Lopes (Bispo Diocesano), será realizada na igreja matriz de Santo Antônio (centro). O tema deste ano é “A exemplo da Mãe do Desterro, nos colocamos em defesa da vida”. 

A paróquia de Santo Antônio explica que a escolha do tema é muito mais do que um convite para festejar em alegria e fraternidade, com os irmãos e com Deus, e sim um convite para pensar sobre o atual fenômeno de banalização da vida. “Estamos inseridos numa realidade em que a vida em todas as formas - fauna, flora e humana- está sendo ameaçada, destruída, aniquilada. E nós, o que estamos fazendo?”. 

A grade artística deste ano conta com duas atrações há mais. Ao todo serão seis atrações, regionais e nacionais, durante os dias 1° e 2 de fevereiro. Os shows, gratuitos e aberto ao público, serão realizados às 20h, em uma estrutura de palco montada na Praça Padre Cícero (centro). No sábado, dia 1°, sobem ao palco Banda Calcinha Preta, Dorgival Dantas e Davi Firma, já no domingo, 2 de fevereiro, se apresentam Nanara Belo, Cavaleiros do Forró e Saia Rodada.

Um público de 60 mil pessoas foi estimado pela Polícia Militar na última edição, durante os dois principais dias de evento. O município já está se preparando para receber, mais uma vez, com organização e segurança, visitantes de todo o Estado.

A 98° Festa de Nossa Senhora do Desterro é uma realização da Prefeitura de Agrestina, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Empetur e Ministério do Turismo.

Serviço: 

Sábado (01/02) 

Banda Calcinha Preta; Dorgival Dantas e Davi Firma às 20h na Praça Padre Cícero

Domingo (02/02)

Procissão à Nossa Senhora do Desterro às 16h (concentração na Praça Padre Cícero)
Shows com Nanara Belo, Cavaleiros do Forró e Saia Rodada às 20h na Praça Padre Cícero 


0 comentários:

Postar um comentário