quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Adolescentes se reúnem com prefeito para discutir implantação do “Programa Jovem Aprendiz” em Agrestina

Na tarde de ontem, dia 03, os adolescentes que integram o Núcleo da Criança e do Adolescente de Agrestina (NUCA), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, se reuniram com o gestor do município, Thiago Nunes, levando uma importante solicitação, a implantação do “Programa Jovem Aprendiz”. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito. 

Além dos adolescentes, o encontro contou com a participação de diversos profissionais interessados na proposta. A articuladora e a mobilizadora do NUCA, Maria Hesivone e Andreza Santos, a secretária da pasta, Marizete Diodato, o secretário de Governo, Josué Mendes, a educadora Herivoneri Campos, representando a Escola Municipal Maria Edelvita, da qual os alunos presentes fazem parte, e um representante do Poder Legislativo, o vereador Sonaldo Serafim. 

Na ocasião, os jovens do NUCA realizaram uma entrevista com o prefeito e fizeram diversos questionamentos acerca do tema proposto. O gestor explicou que a gestão está empenhada em trabalhar para desenvolver e implantar o programa no município, e que já havia tido uma conversa prévia com a secretária da pasta sobre as especificidades jurídicas a serem cumpridas. 

A implantação do programa requer a criação de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. “É uma grande oportunidade estarmos debatendo isso na presença de um representante do Poder Legislativo. Eu já solicitei que o nosso jurídico analisasse essa solicitação. Pretendemos encaminhá-lo para a Câmara o mais breve possível. Estamos trabalhando para que isso se torne realidade”, disse o prefeito, Thiago Nunes. 

Thiago Nunes explicou aos jovens que o projeto precisa ser bem elaborado, sendo necessária a criação de uma série de critérios para que o programa atenda a todos,de forma justa, selecionando os mais capacitados e eliminando qualquer forma de favoritismo ou indicação. O prefeito também pontuou que a seleção com base nos estudantes mais aplicados é uma forma de incentivá-los aos estudos. Os critérios serão discutidos com cautela. “Precisamos de uma discussão mais ampla”, ponderou.

O município, atualmente, conta com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico na formação de jovens, através de cursos realizados em parceria com o Sistema S, mas na faixa etária de 14 a 18 anos é realmente necessária a criação de um projeto de lei. Questionado, o prefeito falou da importância do programa na formação do futuro profissional. “Eu não vejo, unicamente, como uma forma de trabalho, e sim como uma oportunidade de aprendizagem”, disse.

Em suas palavras, o vereador líder do governo na Câmara, Sonaldo Serafim, falou sobre a dificuldade dos jovens em não se encaixar no mercado por falta de experiência, uma angústia que o programa visa suprir. Aproveitando o momento destacou a preocupação da gestão com a juventude e apresentou os dados do início até o momento atual. Eram 50 universitários, subiu para 300 em 2014 e agora são 700, frequentando os centros universitários da região por meio de oferta de transporte a custo zero. 

Bolsa Universitária: 

Além do Jovem Aprendiz, programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção dos jovens no mundo do trabalho através da experiência, o prefeito de Agrestina demonstrou disposição em colocar outro programa em prática, a “Bolsa Universitária”, uma forma de incentivo à formação superior dos jovens do município. Serão 50 bolsas ofertadas, com valor a ser definido. 

Desenvolvendo a cidadania: 

Aproveitando a oportunidade do encontro, o NUCA solicitou transporte à zona rural para viabilizar o projeto “Meu 1° título” que será desenvolvido no município. O projeto, encabeçado pelo equipamento, tem o objetivo de conscientizar os adolescentes acerca da importância da execução de sua cidadania e do poder de escolha, em meio a esse cenário de desmotivação política. A Prefeitura se colocou à disposição de todas as necessidades. 


0 comentários:

Postar um comentário