quinta-feira, 21 de março de 2019

Ibirajuba lidera ranking de cidades pacificadas

Administrada por Sandro Arandas (PSB) a cidade de Ibirajuba ficou em 1º lugar no ranking de cidades mais pacificadas no estado de Pernambuco.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou o ranking das cidades mais pacificadas do estado em 2018. Ibirajuba, no Agreste, foi a primeira colocada da lista. A cidade é seguida por Cabrobó e Lagoa Grande, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Conforme a publicação do MPPE, o "principal objetivo do ranking é informar o quanto cada município avançou após a adoção de medidas concretas, por parte dos gestores públicos, para reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de seguranças nos moradores".

Na quarta e na quinta posição estão as cidades de Orocó e Petrolina. Caruaru, também no Agreste, aparece na sexta colocação; em sétimo, Cahoeirinha; na oitava posição, Santa Maria da Boa Vista; em nona posição, Floresta; na décima, Altinho. Em 11ª está Bezerros; em 12º está o município de Escada; em 13º está Igarassu; em 14º a cidade de Gravatá, no Agreste; em 15º está Cupira.


O ranking tem como base os dados de criminalidade divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), conforme informou o MPPE.

Como funciona
O Índice de Pacificação é representado numa escala de 0 a 5, onde 0 indica um município menos pacificado. Quanto mais próximo de 5, maior o nível de pacificação do município. O indicador é calculado a partir de uma média ponderada entre o CVLI (Crimes violentos letais e intencionais) e o CVP (Crimes violentos contra o patrimônio), a qual foram atribuídos os pesos de 80% e 20%, respectivamente.


0 comentários:

Postar um comentário