quinta-feira, 19 de julho de 2018

Turistas de Recife visitam Agrestina em busca do doce Alfenim

Na manhã da última terça-feira (17), Agrestina recebeu turistas que residem atualmente na capital pernambucana. De férias na cidade de Gravatá – PE, a família Martins resolveu enfrentar mais de 74 Km em busca do doce tipicamente agrestinense que tem sabor de saudade, Alfenim.

Eles contaram que decidiram visitar o município após assistir uma reportagem sobre o doce Alfenim, veiculada no Jornal Globo Nordeste, e também em virtude da dificuldade de encontrá-lo em outros lugares. José Otaviano, conhecido popularmente como “Cazuza do Alfenim”, recebeu os visitantes em sua casa. Os três irmãos, Zara Martins, Jeruzia Pessoa e Marcos Carvalho, conhecem bem o sabor inconfundível das figurinhas de açúcar, que apresentaram em seguida para a geração mais jovem, Marise Martins e Verusca Carvalho. A neta, Alícia Beatriz, de 8 anos de idade, provou pela primeira vez o doce Afenim.

Movidos pelo desejo de reencontro com as memórias da infância, a família, principalmente os mais velhos, contaram que o doce Alfenim fez parte de suas histórias, quando moravam em Caruaru – PE. “ Toda quarta-feira quando minha avó ia para a feira, a gente ficava esperando que ela chegasse com o alfenim”, disse Dona Zara Martins.

O Alfenim que era vendido na feira de Caruaru, esta que hoje é Patrimônio Cultural e Material do Brasil, era advindo de Agrestina - PE, que é detentora da tradição centenária de produção de Alfenim. O açúcar com alma de gente, como bem definiu em poesia o autor “Claribalte Passos”, era moldado pelas mãos habilidosas da mãe de Cazuza, Maria Belarmina, conhecida como Dona Menininha do Alfenim. Hoje, aos 91 anos de idade, ela concorre ao título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A família Martins teceu elogios à Secretaria de Cultura e Turismo pelo atendimento ao turista, e contou que pretende voltar em breve para conhecer a Mazuca e os chocalhos da Vila de Santa Tereza.



0 comentários:

Postar um comentário