Após várias polêmicas, o Detran-PE esclarecerá as novas regras e locais, além da sede, para realizar vistorias de veículos em Pernambuco. Na presença do diretor do departamento, Charles Ribeiro, será anunciado hoje às 11h, durante coletiva na sede do órgão, novos valores, regras e locais para os motoristas realizarem vistorias na hora de transferirem seus veículos para terceiros.
Segundo o departamento, mais de 50 mil vistorias são feitas em média por mês. A sede do Detran, no Recife, e os postos de atendimentos em shoppings da Região Metropolitana recebem o maior volume de pedidos. Os horários de atendimento variam de unidade para unidade e podem ser conferidos no site. O agendamento online, lançado em 2014, promoveu a redução do tempo de espera para marcar este serviço. Segundo condutores, o agendamento é simples e efetivo, mas faltam lugares para realizar as vistorias, que apesar de agendadas ocupam um turno inteiro para serem concluídas.
VISTORIA
A vistoria é necessária para emissão de ordem de emplacamento, alterações de dados do proprietário (mudança de CPF, por exemplo), autorização e modificação de características do veículo, alteração de categoria do veículo (veículo particular que se torna veículo de aluguel, por exemplo) e veículos que efetuam transporte escolar e motofrete.
Um profissional experiente do Detran avalia todos os itens obrigatórios visualmente sem utilizar qualquer equipamento de teste. Uma vistoria dos documentos e históricos do carro também é feita. Este procedimento é obrigatório para transferir e regularizar o veículo.
A inspeção é feita através de um técnico habilitado o qual avalia as condições do carro observando os equipamentos usando máquinas exclusivas para os testes exigidos. O proprietário caso tenha feito qualquer mudança como troca de rodas, mudança de motor, entre outras, precisa ter essa modificação aprovada pela fiscalização do Inmetro.
Os principais casos de vistoria obrigatória são de transferência de propriedade do veículo, emissão de 2ª via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), remarcação de chassi quando este foi danificado em acidente, sofreu corrosão ou foi adulterado (em caso de roubo de veículo), regravação de motor quando este foi danificado em acidente, sofreu corrosão ou foi adulterado (em caso de roubo de veículo) e nos casos em que é preciso instalar um novo motor no carro (motor virgem).
Do Jc Olline
0 comentários:
Postar um comentário