![]() |
Fotos: Adriano Monteiro |
No último sábado (22) o doce Alfenim, de Agrestina, foi destaque na Palestra: “Cozinha Patrimonial – territórios + Ação: Degustando a Cultura Local”, realizada no Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, como parte da programação do 27° Festival de Inverno.
Estiveram presentes o antropólogo, Raul Lody, o pesquisador, Benoit Paquereau, a artista visual e gastrônoma, Beth da Matta, o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina e presidente da Astur, Josenildo Santos, José Otaviano (Cazuza) e sua família, agrestinenses produtores de Alfenim, e a gastrônoma Ana Cláudia Frazão, assessora da linguagem de gastronomia da Secretaria de Cultura de Pernambuco.
O evento buscou ampliar o olhar para a gastronomia enquanto patrimônio cultural, pelo viés do território e cadeia produtiva, e não apenas sob um olhar mercadológico, com ênfase na valorização dos produtos originários do Agreste Meridional. Foram levantadas discussões acerca da bacia leiteira no estado, e realizada uma degustação de receitas com café, queijo e doces, a exemplo do Alfenim produzido em Agrestina, que de forma totalmente artesanal detém a maior produção do estado.
“O município de Agrestina e a nossa gestão pública tem a preocupação de salvaguardar nossas identidades” disse o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos.
Na próxima sexta-feira (28) às 18h acontecerá a palestra “Receituários Tradicionais: Sabores que se perpetuam no tempo”, e o lançamento do Livro de comedoria popular: Shakkar – A cultura do Açúcar e Saberes Tradicionais da Gastronomia de Pernambuco, de Ana Cláudia Frazão, que contempla o doce Alfenim de Agrestina.
0 comentários:
Postar um comentário