![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
A sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Agrestina foi o local escolhido para o primeiro encontro entre os representantes das pastas responsáveis pelo turismo de quatro municípios que formam uma nova Região Turística de Pernambuco, denominada Encantos do Agreste. Secretários e dirigentes de Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas, conversaram no dia 21 de março sobre a documentação solicitada pela Empetur para que haja o reconhecimento do grupo. Este foi o mesmo grupo que criou a Rota 104, que engloba ainda outras cidades margeadas ou cortadas pela rodovia.
Atualmente, Pernambuco conta com 13 regiões turísticas, mas outras duas estão pleiteando a inclusao nessa lista. Além da Encantos do Agreste, ainda foi sugerida a Região dos Teares e dos Bordados, formada por Bom Jardim, Limoeiro, Salgadinho, São Vicente Férrer, Timbaúba e Passira. Entre as exigências para fazer parte das regiões turísticas estão a necessidade de ter algum órgão que representa o turismo, seja Diretoria, Secretaria ou até mesmo setor. Também é necessário ter dotação orçamentária para o turismo inclusa na Lei Orçamentária Anual (LOA). Por fim, deve ser assinado um Termo de Compromisso pelo secretário ou pelo prefeito do município informando que irá atender a essas exigências.
A data para que todos os municípios se manifestem para participação no Programa e cumpram as exigências de documentos ficou definida como 30 de março, por isso a urgência para a realização da reunião. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, que preside a Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e também foi escolhido para a coordenação regional da Região Encantos do Agreste, o município cumpre todos os requisitos para efetivar o reconhecimento como Região Turística de Pernambuco. A confirmação das alterações será feita pelo Conselho Estadual de Turismo após o envio da documentação.
Por Edmea Ubirajara / Decom-PMA
0 comentários:
Postar um comentário