![]() |
Foto: Divulgação |
Foi descoberta em trechos do Rio Mentirosos, afluente do Rio Uma, uma nova espécie de planta aquática: a Apinagia brejoagrestinensis. A descoberta da nova espécie foi oficializada após um estudo sobre a mesma ser divulgado na revista científico internacional Phytotaxa deste mês.
A descoberta só foi possível graças a dedicação do biólogo Marcelo Sobral Leite, que durante cinco anos pesquisou sobre a planta em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.
“Ela não tinha nenhuma característica morfológica das espécies já descritas”, conta o biólogo, relatando que encontrou a planta, uma espécie da família Podostemaceae, quando estava pesquisando espécies do gênero Apinagia na localidade entre Agrestina e Caruaru, conhecida como brejo de Agrestina.
Sobre a escolha do nome “Apinagia brejoagrestinensis” ele explica: Ela foi batizada com esse nome alusão ao local onde foi encontrada. Eu também quis homenagear o ecólogo João Vasconcelos Sobrinho, um dos grandes pesquisadores de brejos de altitude do Nordeste - esclarece Marcelo Sobral.
Por Wanessa Galvão com informações JC
0 comentários:
Postar um comentário