sábado, 25 de julho de 2015

O Agreste de Pernambuco aporta no Recife Antigo de Coração neste fim de semana


Uma maratona de ações para a promoção dos destinos turísticos de Agrestina, Lagoa dos Gatos e Panelas está programada para ser realizada este fim de semana. Os três municípios do Agreste participam do projeto Recife Antigo de Coração, criado há dois anos, que acontece no Marco Zero da capital pernambucana no próximo domingo, 26 de julho. A programação, totalmente gratuita, tem início às 8h e segue até às 18h.
Cada município levará uma amostra da sua riqueza cultural. Agrestina chegará com o ritmo contagiante da Mazuca, apresentações itinerantes de hip hop, capoeira, teatro e danças populares. Além disso, terá à venda os deliciosos alfenins, o doce de leite caseiro e as castanhas produzidas por membros da comunidade quilombola de Pé-de-serra dos Mendes. Lagoa dos Gatos continua a festa com o forró pé-de-serra e oferecerá ainda o indispensável para os visitantes, o suco de coco. Enquanto isso Panelas levará o tradicionalismo dos violeiros com Oliveira de Panelas e a deliciosa rapadura dos engenhos locais.
O artesanato também estará presente com a talhas em madeira, chocalhos e peças em tamanho natural feitas a partir da reciclagem de ferragens (Agrestina); as artes manuais desenvolvidas pelas Negras de Fibra, entre outros artesãos apoiados pela Prefeitura de Lagoa dos Gatos; e as peças em tapeçaria, bordado e pintura em tecido (Panelas).
“O objetivo dos membros da Rota 104 é participar de atividades culturais, artísticas e institucionais que os insiram nos roteiros do interior do Estado”, diz o secretário de Cultura e Turismo da Agrestina, Josenildo Santos. A iniciativa partiu das Secretarias de Turismo de cada cidade, com a chancela da Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e da Prefeitura do Recife.
Por: Edméa Ubirajara

0 comentários:

Postar um comentário