![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
Em busca de constante atualização, representantes da Secretaria de Educação e Esportes de Agrestina participaram de Seminário com o tema ' Como o livro didático pode elevar o Ideb do município'. O encontro foi realizado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru na tarde desta segunda-feira. Todos os esforços visam encontrar caminhos para que os números continuem crescendo. Em Agrestina, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), os números crescem gradativamente, atingindo 3.7 em 2013 (5º ano), quando a meta projetada foi de 3.9 e 3.1 (9º ano), próximo ao objetivo fixado pelo Ministério da Educação no mesmo período em 3.3.
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
IMPORTÂNCIA - Para escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica, é importante o conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). É tarefa de professores e equipe pedagógica analisar as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros a serem utilizados no triênio. O livro didático deve ser adequado ao projeto político-pedagógico da escola; ao aluno e professor; e à realidade sociocultural das instituições. Os professores podem selecionar os livros a serem utilizados em sala de aula somente pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira. No volume “Apresentação do Guia”, encontram-se as orientações detalhadas referente à escolha das coleções.
Por Edmea Ubirajara
0 comentários:
Postar um comentário