A prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou novas medidas para conter o avanço do novo coronavírus. A prefeita Raquel Lyra realizou neste domingo (22) uma transmissão pela internet ao lado do secretário de saúde Francisco Santos e da secretária de ordem pública Karla Vieira para falar sobre as providências. Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado no município.
Um das novidades anunciadas foi em relação a mudanças nas barreiras sanitárias. Na sexta-feira (20), foi anunciado a implantação de barreiras fixas e móveis, nos acessos à cidade, nas rodovias federais, estaduais ou estradas vicinais, a partir da segunda (23). Mas, de acordo com a prefeita, o Ministério Público de Pernambuco entendeu que a medida interferia no direito de ir e vir. Por isso, serão instaladas apenas barreiras móveis em pontos estratégicos.
A secretária de ordem pública disse que as barreiras serão itinerantes e que os locais serão modificados a cada dia. O intuito será informar, orientar e educar para restringir o fluxo de pessoas nas ruas da cidade. As barreiras vão contar com agentes de saúde, guardas municipais e bombeiros civis. Ônibus e transportes alternativos com características de turismo e comércio serão orientados a retornar. A prefeitura pediu o apoio do Exército Brasileiro, mas ainda não obteve resposta.
“Precisamos diminuir a circulação de pessoas na nossa cidade e só vamos conseguir fazer isso com orientação”, declarou Raquel Lyra.
A prefeita informou que vai anunciar uma medida para a distribuição de merenda ou de cestas básicas para famílias de baixa renda, já que as aulas estão suspensas e muitas crianças se alimentavam nas escolas. "Vamos divulgar em breve a providência da alimentação. Estamos discutindo internamente. Muito em breve vamos comunicar”, disse.
Raquel Lyra também informou que as restrições no comércio e no Centro da cidade vão perdurar até o fim do avanço da epidemia e que ficarão fechados o tempo necessário.
0 comentários:
Postar um comentário