sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Escolas de Agrestina se preparam para participar da 6° Edição da Olimpíada da Língua Portuguesa

As escolas públicas do município de Agrestina, Agreste de Pernambuco, já estão se preparando para participar da 6 ° Olimpíada da Língua Portuguesa, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social com coordenação técnica do CENPEC. A Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa “Escrevendo o Futuro". 

A edição deste ano de 2019, que homenageia a premiada escritora mineira, Conceição Evaristo, traz “O Lugar onde vivo” como tema de suas produções, com o objetivo de estreitar o vínculo dos estudantes com a sua comunidade, aprofundando o conhecimento sobre a realidade local, e contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de suas cidadanias. 

A Olimpíada tem como público alvo professores e alunos da Rede Pública, do 5° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. As categorias a serem trabalhadas são “Poema” para o 5° ano, “Memórias Literárias” para os 6° e 7° anos, “Crônicas” para os 8° e 9° anos, “Documentário” para os 1° e 2° anos do Ensino Médio e “Artigo de Opinião” para o 3° ano do Ensino Médio. Todos os gêneros serão trabalhados com base na realidade local. 

PREPARAÇÃO| O clima nas escolas da Rede Municipal e Estadual é de muito entusiasmo, que, com o auxílio e a parceria de diversos profissionais da terra, possuem um trunfo na mão, o subsídio de informações e materiais diversos sobre a história e a cultura da cidade. A Escola Municipal Leonila de Souza Ribeiro, por exemplo, contou com a ajuda do professor e historiador Paulo Júnior, que esteve na instituição conversando com os estudantes e compartilhando conhecimento.

Já a Escola de Referencia em Ensino Médio Professor José Constantino (EREM-PJC) recebeu a Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina, que, na pessoa do secretário de Cultura, Josenildo Santos, e da diretora de Turismo, Anayran Santos, estiveram levando sua contribuição aos estudantes. O convite partiu dos professores de Língua Portuguesa, Wellington Barbosa, Fred Carvalho, Mauriceia Marly e Giselma Amorim. 

Na ocasião, os alunos puderam conhecer, de forma enriquecedora, a origem, história, cultura, arte, curiosidades e demais elementos da identidade do povo agrestino. “É sempre uma alegria quando somos convidados para mostrar nosso potencial cultural. Temos origem, temos história, temos o que mostrar”, disse o secretário, Josenildo Santos. 

O professor, Fred Carvalho, falou da importância dessa troca. “Nós, da Língua Portuguesa, trabalhamos com gênero, mas precisamos de subsídio. Agora, nós saímos daqui com pano pra manga. Os alunos ficaram empolgados e nós também”, declarou. 

De 12 a 19 de agosto será realizado o envio dos trabalhos que representarão as escolas na Olimpíada. 


0 comentários:

Postar um comentário