A Câmara de Vereadores de Lagoa dos Gatos aprovou, em segunda discussão, o aumento do número de parlamentares da cidade para a próxima eleição, em 2020. Conforme o projeto, para o próximo pleito o município poderá eleger 11 vereadores, ao invés de 9 como é atualmente. Na sessão de terça-feira (12), foram seis votos favoráveis ao aumento no número de cadeiras.
Conforme Lei Orgânica do município, atualmente a Casa possui 9 vereadores e, por isso, recebe um orçamento baseado nesse número de parlamentares.
De acordo com o vereador Tarcísio (PT), a mudança seria uma adequação a uma emenda da Constituição Federal de 2009. Conforme a determinação, municípios que tenham mais de 15 mil habitantes devem ter de 11 vereadores. O município tem aproximadamente 16 mil habitantes.
E mesmo com mais vereadores, os custos da câmara não mudariam. "Não estamos criando a lei ou fomos nós que instituímos isso. Estamos cumprindo o que diz a lei. Os vereadores gastam 55% do orçamento. É isso que nós queremos mudar, pois havendo uma adequação da lei, há uma maior representatividade da população", explica Tarcísio.
Depois da votação sobre o aumento do número de cadeiras no Legislativo municipal, os vereadores escolheram o novo presidente da Casa o vereador Lêu.
Do Willamar Junior
0 comentários:
Postar um comentário