sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Boliviano ocupa uma das vagas do 'Mais Médicos' em Agrestina

Foto: TV Asa Branca
Uma das três vagas do programa Mais Médicos, deixadas pelos médicos cubanos, foi preenchida em Agrestina, no Agreste de Pernambuco. A vaga ocupada foi no Posto de Saúde da Família (PSF), no bairro Cohab. Os outros dois profissionais já se apresentaram ao município e começarão a trabalhar na segunda-feira (3).

Segundo o secretário de Saúde de Agrestina, Manassés Soares, o preenchimento das três vagas ainda não supre totalmente a demanda, mas serve de suporte para não deixar a população sem os serviços básicos de saúde.

"Graças a Deus tivemos até uma sorte, não demorou tanto aqui, foi da semana passada pra cá. Hoje mesmo já tem um trabalhando, mas a gente vivia com outros médicos das outras unidades pra essa questão de receituário e algum atendimento eles faziam também", afirma o secretário.

O clínico geral Yonatan Molina começou a trabalhar nesta quinta-feira (29) no PSF de Agrestina. O médico boliviano mora no Brasil há seis anos e nos últimos dois passou a atuar em Caruaru.

"É um desafio pra mim, pra nós profissionais de saúde, e com certeza para os municípios e para população, uma população desasssistida. E com certeza vai ser muito difícil no trabalho a gente conseguir resolver a demanda reprimida nesses cinco meses. Mas com certeza nesses dias iremos normalizar a assistência", diz o médico.

Antes, um profissional cubano atuava no município pelo programa Mais Médicos, mas com o fim da parceria, todos os médicos cubanos tiveram que deixar o emprego. O Governo Federal lançou um edital para contratar novos profissionais para a área.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta recebeu 32.234 inscritos com registro, o CRM, no Brasil. Desse total, 8.319 profissionais estão prontos para atuação imediata. Em Pernambuco, nove médicos já estão atuando em seis cidades. Nos municípios, 738 profissionais se apresentaram aos locais que se inscreveram.

G1 Caruaru e região


0 comentários:

Postar um comentário