Queima de fogos marcou o fim da 24ª Romaria do Frei Damião. Foto: Antônio Oliveira |
Desde a ultima sexta-feira fiéis católicos têm vivido dias que relembram as Santas Missões que eram feitas pelo frade capuchinho Frei Damião, morto em 1997. A tradicional Romaria do Frei Damião chegou a sua 24ª edição após polemicas e risco de não ser realizada. A diferença maior na edição de 2017, foi a união do povo da cidade que deu as mãos e fizeram o evento acontecer. Diocese de Caruaru e Paróquia de São Joaquim fizeram a festa dos romeiros acontecer.
Marcada por momentos de evangelização com destaque para o show da cantora Celina Borges e outros a exemplo do o show do Padre Braulio, de Jorjão e Banda Kairós, Albanita e Ministério Restauração além das participações especiais do Ministério Jubilus e do cantor Wendes que encantou a todos com sua voz. Outros momentos que podem ser destacados durante a romaria, são as caminhas as que abriram o evento: A caminhada pela Paz realizada pelos alunos das escolas municipais e a gigante caminhada do Bote Fé.
Neste domingo, último dia do grande encontro dos romeiros, as atividades iniciaram bem cedo, com oficio, missas no santuário, na parte da tarde os shows de evangelização e no fim a ultima grande celebração na Praça de Eventos, onde os milhares de romeiros se reúnem para a Santa Missa de encerramento que acontece sempre após a procissão de Nossa Senhora das Dores (Padroeira do Romeiros), Após a Celebração, a benção do Adeus e a tradicional queima de fogos finalizar o evento movido pela fé.
Milhares de romeiros participaram da Missa que encerrou a 24ª edição da Romaria do Frei Damião. Foto: Antônio Oliveira. |
Ao fim de mais uma romaria, os corações se enchem de fé e esperança em dias melhores. Fica a marca da união do povo de Deus em prol de evangelizar o povo nordestino. Também com a finalização da festa do romeiros, restam traços históricos que jamais serão esquecidos, figuras que mesmo com o passar do tempo jamais perderam a sua importância para as paginas que compõem o livro da Romaria do Frei Damião. Sem duvidas está edição entra para a história, porque finalmente o povo de uma terra percebeu o quanto esse evento representa a essência da cidade e sabem o quanto é duro fazer romaria, porque como diz o seu idealizador, "Só faz romaria quem acredita, pois ela é um evento movido pela fé".
Por Antônio Oliveira
0 comentários:
Postar um comentário