segunda-feira, 2 de abril de 2018

TRE prorroga até o fim de abril prazo para cadastramento biométrico em Agrestina e mais 19 cidades de PE

Quem perdeu prazo para recadastramento, encerrado nesta terça (27), pode realizar o procedimento a partir de segunda-feira (2).

Eleitores das 20 cidades de Pernambuco que perderam o prazo para o recadastramento biométrico, que foi encerrado nesta terça-feira (27), terão todo o mês de abril para regularizar a situação. O novo prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começa na segunda-feira (2), nos cartórios eleitorais ou postos municipais da Justiça Eleitoral.

Nos municípios onde foram identificadas as maiores demandas, haverá reforço de servidores e da Polícia Militar.

Segundo o TRE-PE, São Lourenço da Mata, no Grande Recife, é uma das cidades com um número elevado de eleitores que não fizeram o recadastramento. O município tem cerca de 82 mil eleitores e, destes, 15 mil ainda não tinham comparecido o procedimento até o começo desta terça.

O novo prazo vale também para os eleitores das cidades de Agrestina, Belém de São Francisco, São José do Belmonte, Casinhas, Riacho das Almas, Exu, Sairé, Triunfo, Surubim, Bodocó, Flores, Mirandiba, São José do Egito, Lagoa do Carro, Carpina, Gameleira, Ribeirão, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe.

Para fazer o recadastramento, é preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e, para homens acima de 18 anos, o Certificado de Alistamento Militar (CAM). Com isso, o título eleitoral (que foi cancelado por causa da perda do prazo) será novamente validado.

No dia 9 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e, assim, o eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de outubro de 2018, quando serão escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais.

Além disso, o eleitor sofrerá outras punições, como restrições no CPF, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, além de não poder tirar ou renovar o passaporte.

Os eleitores que quiserem mudar de cidade (transferência do domicílio eleitoral), regularizar pendências (multas), atualizar dados (endereço, estado civil, profissão, grau de instrução etc), solicitar certidões ou fazer o primeiro alistamento (maioria dos jovens entre 16 e 18 anos) também têm o mês de abril de 2018 para comparecerem aos postos de atendimento.

Com a conclusão deste ciclo de cadastramento, Pernambuco terá cerca de 4,5 milhões de eleitores biometrizados. Outros dois milhões que deverão passar pelo processo até 2022. Este é o prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para atingir 100% de todo o eleitorado brasileiro.

Posto de atendimento em Agrestina

Rua Marechal Rondon, 100 - Fórum do Poder Judiciário, Centro

Contato: (81) 3194-9086 / 3194-9786 / 3744-2802

0 comentários:

Postar um comentário